Nesta quinta-feira, 03 de abril, o Studio-X Rio organizará duas palestras como os escritórios londrinos MUF Architects e aberrant architecture, onde estes apresentarão abordagens pouco comuns da prática arquitetônica, experimentando e expandindo seus limites e possibilidades de atuação, com foco na dimensão pública, arte e engajamento das comunidades.
O escritório londrino muf architecture/art tem a reputação de realizar projetos pioneiros e inovadores frente às infra-estruturas sociais, espaciais e econômicas da esfera pública. Sua filosofia é impulsionada pela ambição de viabilizar diferentes possibilidades de desfrute na intersecção entre o ambiente vivido e o construído. A palestra irá apresentar a experiência de cinco anos na realização de projetos em Hackney Wick / Fish Island, onde existe um frágil ambiente de artes e usos criativos organizados em torno de pátios industriais e do canal que margeia o Parque Olímpico de Londres. Realizadas em colaboração com J&L Gibbons Landscape Architecture and the LLDC, as iniciativas formam uma constelação de estratégias e esforços táticos que valorizam o existente e mapeiam as possibilidades, fortalecendo os usos atuais e proporcionando amplos benefícios de revitalização como parte da ambição para o legado olímpico.
aberrant architecture é um estúdio multidisciplinar e think-tank que opera a nível internacional nas áreas de arquitetura, arte, design e análise cultural. O escritório estabeleceu uma reputação de projetos lúdicos, provocantes e interativos que usam arquitetura e design para introduzir formas novas e inesperadas de experimentar o mundo. Explorando a idéia da cidade como um palco, a palestra irá apresentar projetos como o "Mercado de Roaming" e o "Pequeno Teatro Viajante", que investigam o potencial para o aumento da interação humana nas paisagens urbanas.
PALESTRANTES
Mel Dodd, MUF architecture / art - Mel é arquiteta e acadêmica, diretora de práticas espaciais na Central Saint Martins. Tanto no ensino, como na prática e na pesquisa, seu interesse está centrado sobre as relações entre as infra-estruturas sociais, políticas e os ambientes construídos, explorados em seu livro 'Live Projects: Designing with People" ( RMIT Press, 2012). Ela é uma colaboradora eventual no muf architecture/art desde 1997, tendo estabelecido uma filial do escritório em Melbourne, Austrália, em 2005. É co-autora da publicação "This is What We Do: A Muf Manual:' (Elipsis, 2002) .
David Chambers, aberrant architecture - David Chambers é diretor e co-fundador do aberrant architecture. Estudou arquitetura na Universidade de Bath, onde foi agraciado com o Prêmio Willmore Barton para Design Inovador; no TU Delft e no Royal College of Art. Atualmente é professor associado em práticas espaciais na Central St Martins.
2X Londres: Pensando Arquitetura Fora da Caixa
- Data: 03 de abril (quinta-feira)
- Horário: 18h30
- Local: Studio-X Rio
- Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ
Via: Studio-X Rio
Título
Palestra “2X Londres: Pensando Arquitetura Fora da Caixa”Website
Organizadores
De
03 de Abril de 2014 06:30 PMAté
03 de Abril de 2014 09:00 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio - Rio de Janeiro, 20060-070, Brasil